Empresas Seguros

Seguro para Estacionamento: saiba tudo sobre o RC Garagista

Se você possui um estacionamento ou até mesmo se sua empresa dispõe de estacionamento para clientes e colaboradores, você precisa conhecer o seguro para estacionamento.

Pouca gente sabe, mas ao disponibilizar vagas de estacionamento para o veículo do cliente, a empresa está automaticamente obrigada a reparar danos quando houver. Mesmo que a sua empresa ofereça estacionamento gratuito, ela ainda pode ser responsabilizada pelos danos causados aos veículos. Esse direito está garantido pelo Artigo 629 do Código Civil.

Conforme o Código Civil – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002: “Art. 629. O depositário é obrigado a ter na guarda e conservação da coisa depositada o cuidado e diligência que costuma com o que lhe pertence, bem como a restituí-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante”. Ou seja, o Artigo 629 do Código Civil é claro quando diz que o depositário deve restituir o depositante quando este o exigir.

Infelizmente, todos nós estamos expostos aos riscos que existem em estabelecimentos dessa natureza, desde a avaria até o furto do veículo. Entretanto, existe uma cobertura de seguro para estacionamento, chamada Responsabilidade Civil do garagista que pode ser contratada por oficinas, lojas, estacionamentos, supermercados e shopping centers.

Neste texto, vamos conhecer as particularidades dessa modalidade de seguro para estacionamento/ RC Garagista e porque é essencial que sua empresa contratá-lo imediatamente.

Leia também:  Seguro D&O: o que você precisa saber sobre a modalidade e seu impacto nas empresas

Como funciona o seguro para estacionamento/ RC Garagista?

Diferente do seguro de automóvel, o RC Garagista se caracteriza por assegurar o local onde está instalado o estacionamento, ressarcindo os prejuízos decorrentes de avarias ou roubos ocorridos dentro do local. Os sinistros ocorridos em outras áreas, mesmo que operadas pela empresa de estacionamento, em geral estão fora da cobertura.

Existem duas modalidades de contratação do seguro para estacionamento/RC Garagista: simples e ampla.

A cobertura simples ampara:

  • Incêndio;
  • Subtração total de veículos mediante ameaça direta ou emprego de violência;
  • Subtração total de veículos mediante rompimento de obstáculos;
  • Queda, lançamento ou deslocamento de objetos;
  • Desabamento total ou parcial;
  • Danos causados por instalações da empresa – como portões, cancelas, anúncios ou totens;

A cobertura ampla ampara todas as situações da cobertura simples e também danos causados por colisão decorrente da circulação em manobras realizadas no interior do estabelecimento, desde que o veículo seja conduzido por funcionários com vínculo com a empresa segurada e seja portador de habilitação.

Há que se destacar que a inclusão dos serviços de ‘valet’ no seguro para estacionamento/ RC Garagista não é algo recorrente. Isso porque, apesar de proporcionar bastante conforto para o usuário, o serviço de valet aumenta muito o risco das ocorrências, pois o manobrista dirige o automóvel por um percurso na rua até estacioná-lo na área da empresa, sob proteção da apólice. Nesse caso, a cobertura ampla se torna imprescindível.

Leia também:  Seguro RC obras: guia completo com tudo que você precisa saber

O seguro para estacionamento/RC Garagista não oferece cobertura para:

  • Roubo ou Furto parcial dos veículos – exemplo: roubo de estepe.
  • Apropriação indébita;
  • Danos causados por obras no local;
  • Danos causados a veículos fora do local segurado;
  • Entre outros;

O seguro para estacionamento/RC Garagista não é um produto oferecido por muitas companhias no mercado. As seguradoras que oferecem este produto se cercam de cuidados para aceitar os clientes. É necessário que a seguradora entenda que a empresa também está comprometida em manter a segurança dos bens de seus clientes, adotando medidas como controle de entrada e saída, além de filmagem e gravação do movimento na catraca.

As seguradoras também são exigentes em relação às instalações dos locais de guarda dos veículos de seus segurados. Endereço da empresa, horário de funcionamento, existência de sistemas eletrônicos de segurança, tipo de guarda (se cliente leva as chaves ou deixa no local), entre outros itens são considerados para estabelecer o preço do risco.

Os sinistros mais frequentes e em maior volume dentro dos estacionamentos são as colisões. Mas são os roubos e assaltos que mais assustam e levam à contratação de apólices valiosas. As maiores partes das colisões se enquadram na faixa de franquia das apólices e, portanto, ficam sob responsabilidade do estabelecimento. Colisões sérias, que resultem em perda total do veículo só acontecem raramente, em áreas onde há rampas estreitas e áreas apertadas.

Leia também:  Seguros para empresas de tecnologia: descubra o que é indispensável

Por que sua empresa precisa contratar o seguro para estacionamento/ RC Garagista?

Gerenciar um estacionamento pode parecer uma atividade bastante simples. Veículos entram e saem enquanto funcionários ou sistemas automatizados recebem pagamento e operam cancelas ou portões. Mas essa visão limitada não mensura a verdadeira complexidade e riscos de responsabilidade assumidos pelos proprietários ou operadores de estacionamentos.

Caso um cliente sofra ferimentos ou danos aos veículos nas dependências do seu estabelecimento, você pode ser responsabilizado. Os estacionamentos têm obrigação de responder pela preservação do estado do veículo deixado sob sua guarda, conforme o Código de Defesa do Consumidor e também leis genéricas do Código Civil, que regem a guarda de bens.

Para cumprir esta responsabilidade é fundamental que sua empresa contrate o seguro para estacionamento/RC Garagista, modalidade exigida por meio de legislação municipal em várias cidades do Brasil.

Leia também:  Seguro saúde em grupo para empresas: entenda as vantagens e a importância para seu negócio

Não existe um valor fechado para o seguro para estacionamento/RC Garagista, o custo varia de acordo a atividade fim da empresa, número de vagas e localização do mesmo. Assim como, não existem valores tabelados, é avaliado caso a caso. Por isso, o produto se adequa a realidade específica da sua empresa, atendendo às suas demandas. O seguro para estacionamento/RC Garagista é, acima de tudo, uma proteção para sua empresa e uma segurança para seus clientes e colaboradores. Personalize agora seu seguro com a Bravia. Fale conosco

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *