Finanças Seguros

Fiança Bancária ou Seguro Garantia: descubra qual vale mais a pena

Busca entender as diferenças e qual escolher entre Fiança Bancária ou Seguro Garantia? Então, continue lendo.

O Seguro Garantia hoje é bastante ignorado pelas empresas que precisam, de alguma forma, por força contratual, dar as devidas garantias lá assumidas. Muitas empresas, seja por relacionamento ou desconhecimento, sempre que precisam se dirigem ao seu banco e usam a Fiança Bancária, que além de corroer o limite da empresa nas linhas de crédito, ainda é muito mais caro.

O Seguro Garantia é um tipo de seguro destinado aos órgãos públicos e às empresas privadas com o objetivo de garantir o fiel cumprimento das obrigações contratuais estipuladas pelas partes, conforme descrito no contrato firmado e na apólice. Quando se trata de órgãos públicos, o Seguro Garantia é usado em garantias de manutenção de oferta (licitação) e do cumprimento dos contratos. Já nas empresas privadas encontramos o seguro em relações contratuais feitas com terceiros que desejam diminuir ou anular o risco por descumprimento com seus fornecedores, prestadores de serviços, entre outros. Este seguro é bastante utilizado também por empresas que discutem valores a pagar no âmbito de trâmites dos processos judiciais, como por exemplo, valores que estão congelados pela justiça para pagamentos de terceiros, impostos, etc.

Lembrando que o seguro garantia tem como principais características:

  • Custo mais baixo em relação à Fiança Bancária;
  • É de rápida obtenção;
  • Não toma limites de crédito junto aos bancos e não vincula capital de giro;
  • O prazo de vigência da apólice acompanha o do contrato;
  • O risco é pulverizado em razão do processo de resseguro.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como trazer economia na contratação de garantias para seus acordos, fale conosco

 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *