Seguros

Indenização Seguro Residencial: tudo que você precisa saber

Se você pesquisou sobre “indenização seguro residencial”, chegou ao lugar certo! Neste texto, vamos explicar o que é, como funciona e como a indenização do seguro residencial pode ajudar em momentos de sufoco.

Quando falamos em seguro, o primeiro produto que lhe vem à cabeça é automotivo, correto? Não à toa, afinal menos de 15% dos lares brasileiros possuem alguma forma de seguro residencial ou mesmo seguro de vida. Por incrível que pareça, o patrimônio de menor valor é o mais protegido no Brasil…

Fazer um seguro para sua casa e até mesmo para sua vida é tão importante e útil quanto a proteção do seu veículo (normalmente até mais barato). A falta de conhecimento sobre os produtos é apontada como a principal causa para baixa adesão. Depois que você souber os benefícios e como é fácil acessar a indenização do seguro residencial, por exemplo, você não vai pensar duas vezes antes de contratar esse produto!

Leia também: Entenda de uma vez por todas se Seguro de Vida vale a pena

O que é o seguro residencial?

Para responder sua pesquisa sobre “indenização seguro residencial” precisamos antes entender o que é o seguro residencial e como funciona esse produto. O seguro residencial foi criado com o objetivo de proteger imóveis de diversas situações. Trata-se de um produto muito acessível, se comparado aos custos dos transtornos que ele tem a função de minimizar.

Um seguro é um contrato feito entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora. Esse documento estabelece que alguém, um bem material, patrimônio ou algum outro objeto – chamado de segurado – possuem cobertura contra determinados riscos. Ou seja, um seguro é como uma proteção contra riscos que algo ou alguém corre.

O seguro residencial é destinado a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de veraneio. Ele garante cobertura para o prédio em si e também pode oferecer cobertura para seus bens e objetos de valor. Seu cálculo baseia-se no valor da estrutura física e/ou bens que estejam dentro da residência. Os preços e coberturas irão depender do que você escolher no momento da contratação da apólice.

Quais são as principais coberturas do seguro residencial?

O seguro residencial pode ter coberturas básicas ou mais amplas, de acordo com as suas necessidades. A cobertura básica abrange incêndios, queda de raios e explosões, bem como certas consequências ocasionadas pelo sinistro como custos com combate ao fogo, desmoronamentos (parciais ou totais) entre outras.

Para além da cobertura básica, você pode adicionar coberturas para sinistros como: roubo e furto de bens; terremotos; vendavais; destelhamentos; danos na parte elétrica; alagamentos ou enchentes; queda de aeronaves; acidentes provocados por veículos que venham a danificar o imóvel; etc.

Leia também: Benefícios Seguro Residencial: 9 coberturas que você poderá aproveitar

Qual a diferença entre seguro residencial e seguro habitacional?

O seguro habitacional é aquele que protege o financiamento de uma moradia (ou seja, se a pessoa não tiver condições de pagar por conta de invalidez, por exemplo, ou até morte, sua família fica com a proteção de o seguro arcar com a quitação do imóvel).

Já o residencial é o que irá proteger o imóvel para que ele tenha condições de ser uma moradia. Por isso, pode proteger contra incêndio, raio, explosão, danos elétricos e até furto ou roubo de bens no interior da casa.

Qual a diferença entre prêmio e indenização?

Quando pensamos em “indenização seguro residencial”, logo surge a dúvida: prêmio ou indenização? Prêmio e indenização podem soar iguais, mas, no mercado de seguros, são opostos: o prêmio é o que o cliente paga; já a indenização é o que ele recebe. Em outras palavras: o prêmio é o preço pago pelo seguro, aquele valor que uma pessoa deve pagar para poder contratá-lo.

Leia também: Veja as vantagens que você tem com os principais tipos de seguros

Afinal, o que é “indenização seguro residencial”?

Respondendo, a “indenização seguro residencial” é o valor recebido em caso de algum sinistro previsto no seu contrato de seguro residencial. O valor da indenização é estipulado no momento do acordo.

Quando ocorre um sinistro, ou seja, uma das intempéries previstas no contrato, a seguradora irá avaliar os danos e certificar que o fato realmente ocorreu independente da vontade do cliente.

Comprovado o sinistro, você receberá até o valor máximo contratado para cada cobertura. O prazo para receber a indenização é de 30 dias, após a entrega de todos os documentos.

O que é franquia?

É importante observar que nas apólices de seguro de imóveis também está determinada uma quantia paga pelo segurado caso seja necessário realizar algum reparo: a “franquia”. Essa é a parte do prejuízo que você paga. Nem todas as seguradoras praticam a cobrança de franquia, mas quando há, ela deve constar na relação da apólice, com seus devidos valores.

As coberturas básicas costumam estar isentas da franquia, mas isso varia conforme o contrato, pois a seguradora pode escolher quando ela será acionada. Caso o valor do prejuízo seja menor que o da franquia, o pagamento do conserto será arcado somente pelo segurado. Em casos de sinistros maiores, quem arca com as despesas é a seguradora.

Leia também: Tem dúvidas sobre franquia do seguro? Vamos esclarecê-las agora

Por que contratar um seguro residencial?

As garantias que um seguro residencial traz são: proteção patrimonial e financeira, tranquilidade para a família e agilidade na solução de problemas, caso eles aconteçam. Por isso, ele é importante como um mecanismo de proteção patrimonial e financeira.

Muito embora o seguro não impeça que os imprevistos aconteçam, ele ajuda no momento em que eles surgem e você precisa lidar com a situação. A principal vantagem é financeira, mas a contratação do seguro residencial também garante menos preocupações e minimiza as dores de cabeça na hora de solucionar o caso.

Leia também: Seguro Residencial Barato: você vai se surpreender

Muitas pessoas pensam que os seguros só podem ser usados em situações de grande complexidade, mas a verdade é que esses produtos estão aí para nos salvar no dia a dia. Seja no reparo de um pneu furado do seguro auto, uma renda extra se ficar desempregado com o seguro de vida, ou até mesmo uma geladeira queimada com o seguro residencial!

Quando você entende o que são os seguros, como eles podem ajudar na sua rotina e, principalmente, como é vantajoso o custo x benefício, a contratação se torna óbvia! Você já possui algum seguro? Nos conte nos comentários sua experiência!