Finanças Previdência

Descubra 8 mitos e verdades sobre previdência privada

Está interessado em contratar uma previdência privada, mas fica confuso diante de tantos mitos e verdades sobre previdência privada? Então, este texto foi feito para você!

À medida que aumenta a expectativa de vida da população, percebemos que o sistema público de previdência está ficando defasado. Para garantir uma aposentadoria com segurança financeira e estabilidade, muitos brasileiros estão recorrendo à previdência privada. E nessa hora, tempo é dinheiro!

Ao passo que a variedade de ofertas de previdências privadas aumenta, crescem também as dúvidas sobre os mitos e verdades sobre previdência privada. Por isso, antes de contratar esse serviço é bom desmistificar a previdência privada e saber o que realmente é verdade do que se diz sobre o tema.

Leia também: Previdência Privada: o jeito certo de se aposentar com qualidade de vida

O que é previdência privada?

Antes de esclarecer os mitos e verdades sobre previdência privada é fundamental que se entenda exatamente o que é e como funciona esse produto. A previdência privada é uma alternativa de aposentadoria independente e complementar ao benefício oferecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Ela é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal, e se caracteriza como um investimento de longo prazo.

Na previdência privada você escolhe um valor futuro que quer receber durante os anos de aposentadoria e todo mês faz um aporte ao seu plano. Este dinheiro é seu e rende conforme a sua escolha e do seu fundo. Você não pode mexer, pois ele é o que vai sustentar a sua aposentadoria nos anos futuros.

Leia também: Entenda de uma vez por todas se Seguro de Vida vale a pena

8 mitos e verdades sobre previdência privada

Previdência Privada só serve para quem não contribui com o INSS

MITO! Um plano de previdência privada funciona como um acréscimo à Previdência Social. Trata-se de um investimento de longo prazo, que tem como objetivo garantir uma renda melhor durante a sua aposentadoria. Qualquer trabalhador pode contratar um plano de previdência privada seja como sua principal renda na aposentadoria ou como complementação aos rendimentos recebidos do poder público.

Você pode investir em mais de um plano de previdência

VERDADE! Sim, você pode ter mais de um plano de previdência privada associado ao seu nome. Porém, aqui vai um alerta: é preciso cuidado com essa decisão, pois, quanto mais aportes você faz em um plano de previdência, mais encorpado fica seu rendimento. Ou seja, o que será mais lucrativo ter vários planos ou um único com investimento maior?

Quem é jovem não deve se preocupar com a aposentadoria

MITO! Um dos maiores mitos e verdades sobre previdência privada está relacionado com a idade em que se deve começar a planejar a aposentadoria. Muito se engana que os jovens não precisam pensar num futuro tão distante… a preocupação com o futuro não tem hora nem idade para começar. Muito pelo contrário; quanto antes você planejar, tendo visão de longo prazo e investindo na sua aposentadoria, melhor.

Mais tempo de investimento significa mais dinheiro acumulado e rendimentos cada vez maiores, ainda que a aplicação mensal seja pequena. Esses fatores asseguram uma renda melhor quando se para de trabalhar. Por isso, quem é jovem pode — e deve! — começar a poupar com vistas para a aposentadoria.

Existem dois tipos de planos de Previdência Privada

VERDADE! O contribuinte pode optar por um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), indicado para quem faz a declaração completa, podendo deduzir até 12% da renda bruta anual tributável na base de cálculo do Imposto de Renda (IR); ou ainda, o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), para o contribuinte que faz declaração simplificada ou está isento de IR. Neste plano, o beneficiário não conta com o benefício fiscal, mas no momento do resgate ou recebimento da renda, o IR só incide sobre os rendimentos.

Leia também: Veja as vantagens que você tem com os principais tipos de seguros

Os planos de previdência privada se destinam apenas à aposentadoria.

MITO! Os planos de previdência privada são uma boa alternativa para quem deseja investir dinheiro a longo prazo. Por isso, são uma boa opção para quem deseja complementar sua renda na fase da aposentadoria.

Porém, os planos de previdência não se aplicam apenas a esse fim. Eles também são opções seguras para quem deseja fazer uma reserva financeira ou investir em um sonho futuro.

Você decide quando começa a receber e de quanto será sua renda no futuro

VERDADE! Tanto o valor quanto o prazo para começar a receber ficam a seu critério. Isso significa ter controle no planejamento de sua aposentadoria (ou de qualquer outro objetivo), o que gera mais tranquilidade e segurança. Além disso, é possível fazer simulações para calcular o valor a ser poupado e o período de tempo indicado para o acúmulo de reservas.

Previdência privada é igual em todos os bancos

MITO! Ainda hoje, a imagem que muitos têm sobre os planos de previdência é a de uma venda quase forçada. Isso porque, nos bancos tradicionais é muito comum o gerente insistir na venda da previdência só para atingir metas de produção.

No entanto, de algum tempo para cá, essa realidade tem começado a mudar. Algumas corretoras têm investido fortemente na área de previdência privada, inclusive turbinando o time de especialistas no assunto.

Manter um plano de previdência privada traz benefícios na declaração do imposto de renda

VERDADE! Para pessoas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda, a modalidade de previdência privada chamada PGBL pode ser bastante vantajosa. Isso porque ela permite que se deduza no imposto o valor investido, até 12% da renda bruta anual. Nesses casos, o imposto só será cobrado futuramente, em caso de resgate antecipado ou quando o benefício for recebido. Assim, abre-se a possibilidade de investir o que foi poupado ao longo dos anos e, no final, aumentar a reserva futura.

Leia também: Seguro Saúde e Plano de Saúde: qual é o melhor?

Esses são alguns dos mitos e verdades sobre previdência privada que você já deve ter ouvido falar. Compartilhe esse texto com seus amigos e familiares para ajudar a desmistificar os mitos e verdades sobre previdência privada. Até a próxima visita!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *