Empresas Seguros

Seguro saúde em grupo para empresas: entenda as vantagens e a importância para seu negócio

Você sabe o que é seguro saúde em grupo para empresas? Aprenda neste texto o que é, como funciona e quais as vantagens de contratar o seguro saúde em grupo para empresas.

80% dos brasileiros estão preocupados com o acesso à saúde, chegando ao ponto de que ter um plano de saúde é considerada a 3ª maior conquista do brasileiro em 2021, segundo pesquisa publicada pelo instituto Bateiah Estratégia e Reputação. Logo, oferecer vantagens na área da saúde pode ser o diferencial na hora de avaliar uma proposta para muitos profissionais.

É fato que para atrair e reter talentos, as empresas precisam dispor de vantagens que sejam interessantes não só para o empreendimento, mas, principalmente, para os colaboradores.

Por isso, os benefícios na área da saúde são fundamentais, uma vez que melhora a qualidade de vida dos funcionários, o que influi diretamente na produtividade da empresa.

Exemplo disso é o investimento em seguro saúde em grupo para empresas, que apresenta vantagens econômicas para o contratante e benefícios diretos para o contratado.

Além de ser decisivo na hora de atrair novos talentos, o seguro saúde em grupo para empresas é fundamental para um time produtivo, engajado e satisfeito. O investimento garante saúde, conforto e segurança do próprio funcionário. E mais: as vantagens são estendidas aos seus dependentes.

Leia também: Seguro Saúde e Plano de Saúde: qual é o melhor?

O que é seguro saúde em grupo para empresas

O Seguro Saúde é um pouco diferente de um seguro convencional. Este é um tipo de apólice focada no bem-estar e qualidade de vida, que funciona como ressarcimento de despesas médicas junto a uma rede cadastrada.

Ou seja, com o seguro saúde, os segurados podem escolher qualquer médico, hospital ou laboratório da rede credenciada para tratar e prevenir problemas triviais ou doenças e assim solicitar reembolso dessas despesas quando for o caso.

Já o seguro saúde em grupo para empresas é uma forma de seguro saúde. Essa subcategoria é contratada por empresas, sindicatos ou associações para seus colaboradores e dependentes.

Nessa modalidade, o colaborador tem a liberdade de consultar com o profissional da sua preferência. Isso porque, no seguro saúde em grupo para empresas, ainda que exista uma rede de referência, o segurado pode escolher o especialista que preferir, até indicados por amigos e familiares.

Então, quando de sua necessidade, o colaborador recebe assistência médica, odontológica ou hospitalar e as despesas são reembolsadas total ou parcialmente pela seguradora, de acordo com o contrato assinado.

Leia também: Qual a importância dos benefícios na empresa? Descubra aqui!

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde em grupo para empresas?

Ainda que a ANS (Agência Nacional de Saúde) não faça distinção entre as duas modalidades para efeitos de registro e ambos tenham o mesmo objetivo: prestar assistência médica e hospitalar aos segurados, é importante saber que sim, existem algumas diferenças cruciais entre plano de saúde e seguro saúde em grupo para empresas.

A mais importante é que o seguro saúde em grupo para empresas funciona na base do reembolso de despesas médicas: o segurado paga pelos seus custos de saúde no prestador de serviço que escolher e depois apresenta a nota fiscal para o seguro, que reembolsará o valor — nos planos de saúde, o reembolso é uma prática rara.

Outro diferencial é que o seguro saúde em grupo para empresas não oferece uma rede credenciada, mas sim uma rede referenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. Nos planos de saúde, o beneficiário precisa consultar em uma rede credenciada.

Ou seja, enquanto no plano de saúde as pessoas precisam se consultar apenas com os médicos cadastrados no plano, no seguro saúde em grupo para empresas os indivíduos têm liberdade para escolher com quem querem realizar as consultas.

No seguro saúde em grupo para empresas a rede referenciada é uma opção do segurado: se ele optar por médicos e hospitais referenciados, não será preciso guardar a nota fiscal e exigir o reembolso do seguro.

Mas ele pode escolher prestadores de serviço fora dessa rede e tem a garantia de que receberá reembolso de quaisquer valores investidos — desde que estejam dentro dos limites contratados.

Leia também: O que é Seguro Odontológico? Descubra aqui como funciona

Vantagens do seguro saúde em grupo para empresas

Agora que você já sabe como funciona o seguro saúde em grupo para empresas, que tal conferir as vantagens que a sua empresa pode ter ao fazer a contratação?

1. Retenção e atração de talentos

A principal razão para ter um seguro saúde em grupo para empresas é a mesma de qualquer outro benefício: atrair os melhores e mais capacitados talentos para a empresa, e fazer com que eles se mantenham interessados em continuar lá, conceitos básicos da gestão de pessoas.

2. Excelente custo-benefício

Um dos grandes diferenciais do seguro saúde em grupo para empresas é que a organização pode economizar muito dinheiro fazendo um único contrato para atender todo o grupo de colaboradores. A modalidade permite que o empresário escolha as coberturas que quer ter na apólice, então ele vai pagar unicamente pelos serviços que mais utilizar.

3. Variedade de produtos

Para garantir a proteção e qualidade de vida dos funcionários, a seguradora analisa os riscos de saúde usuais dos funcionários e quais sistemas os gestores implementam na empresa para gerenciar riscos. A partir dessa análise prévia, é possível oferecer o melhor produto para todos os colaboradores.

4. Flexibilidade e facilidade no dia a dia

Se o médico da família cancelar o contrato e não atender mais por determinado plano de saúde, o colaborador não precisa se preocupar em pagar consultas particulares ou escolher um novo profissional. O seguro saúde em grupo para empresas garante que ele continue consultando com seu médico de preferência.

5. Reembolso das despesas médicas

O plano de saúde costuma ter uma cota de atendimentos gratuitos. Por isso, se a empresa não utilizar os serviços do plano com frequência, pode ser que o investimento saia muito caro e o empresário tenha prejuízos.

Já no seguro saúde em grupo para empresas o segurado é ressarcido quanto às despesas médicas conforme as condições estabelecidas na apólice.

Leia também: Reduzir rotatividade: veja como o seguro de vida em grupo pode ajudar

Agora que você já entendeu o que é o seguro saúde em grupo para empresas e conhece as vantagens desse produto, entre em contato para descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa e sanar quaisquer dúvidas restantes!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *